Quem somos
Nossa história

A história do Sinttel se confunde com a luta nacional, não só dos trabalhadores em telecomunicações, mas da classe trabalhadora em geral. Confunde-se também com as mudanças políticas do país.

Em 1983, plena ditadura militar - época em que os brasileiros estavam sedentos por democracia e pelo fim à submissão -, o sindicato sofreu uma grande mudança. A base elegeu uma nova diretoria, uma chapa que se identificava com os princípios da igualdade e da solidariedade. A direção que hoje está à frente da entidade é dissidente dessa chapa.

Em 1984, o Sinttel Pernambuco se une às demais organizações da sociedade civil no movimento Diretas Já. No ano seguinte, inicia a luta pela representação dos trabalhadores de empreiteiras. Em 1986, face à intransigência da Telebrás, participa da primeira paralisação da história da categoria, que coincide com a greve geral convocada pela CUT.

Em 1987 tem início a luta contra a privatização, com a greve dos trabalhadores da Embratel. O Sinttel esteve presente, desde a discussão da Constituição, em 1988, passando pela discussão da lei da TV a Cabo, em 1994.

Em 1999 - primeiro ano após a privatização da Telebrás -, 30% da categoria foi posta para o olho da rua, mas ações na Justiça reintegraram à Embratel e à Telpe, alguns trabalhadores portadores de estabilidade. Em 2011, aos poucos, os demais trabalhadores dessa época – também conhecidos como anistiados - estão retomando seus postos de trabalho, uma vitória para o Sinttel, mas principalmente para essas pessoas, que sempre acreditaram na Justiça e no sindicato.

O Sinttel está instalado na Rua Afonso Pena, no bairro da Boa Vista. A sede conta com o Espaço Gregório Bezerra, um auditório climatizado com capacidade para 200 pessoas sentadas, onde são realizadas assembleias, encontros, palestras e debates.

Nossa diretoria

Marcelo Beltrão Correia
PRESIDENTE

Edilson Santana
DIRETOR DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS

Lamartine Vasconcelos
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

Eduardo Veras
DIRETOR JURÍDICO

Cíntia Matias
DIRETORA DE SAÚDE

José de Anchieta Couto
DIRETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Mikael Nascimento
DIRETOR DE ORG. DOS TRAB. E FORMAÇÃO SINDICAL E CULTURAL

Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco
Rua Afonso Pena, 333 - Boa Vista - Recife - Pernambuco - CEP: 50.050-130
Fone: 81 3320.8666 - sinttel-pe@uol.com.br | sinttel.pe@gmail.com

Web Design Program